segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Poder do Marketing Experiencial


Marketing experiencial significa promover uma marca ou produto através de uma experiência sensorial de modo a que o cliente que viveu essa experiência identifique a experiência como parte integrante da marca. Casos conhecidos de marketing experiencial são o cheiro a novo induzido nos automóveis ou o toque mundialmente conhecido da Nokia. A Vodafone ultrapassou a barreira do marketing experiencial tradicional e criou uma interacção absolutamente fantástica com os seus clientes,uma interacção que transpõe a física do produto vendido. No cinema, antes do filme, a nova publicidade da Vodafone permite ao espectador sentir de olhos fechados um cem número de emoções extraordinárias que fica na memória, através de sons aleatórios aos quais cada um de nós dá um significado diferente e pessoal. O objectivo é que os consumidores associem o cinema a experiência vivida e a experiência à marca.

Um comentário:

  1. Dizem que o século XXI é o "Século do Conhecimento". Parece-me que estamos vivendo uma nova versão do movimento renascentista da idade média, cuja idéia principal era a busca do conhecimento através de processos de experiência, não apenas aceitando conceitos pré estabelecidos.
    A grande diferença entre aquele "Renascimento" e o "Renascimento" atual é que este conta com o evidente avanço na área de tecnologia de informação (TI). Mas o marketing experiencial confirma a necessidade do ideal dos renascentistas originais: o consumidor precisa conhecer o produto e sua marca através de experiências que, se bem sucedidas, farão com que ele tenha prazer em recomendar o produto e a marca a amigos, familiares, colegas profissionais, etc., e estes farão o mesmo.
    Parabéns pelo excelente artigo.
    Convido-o a conhecer "Ética Empresarial e Gestão de Marketing" (http://www.eticamark.blogspot.com/).
    Um abraço!

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